O Blog do Vinícius Peixoto "Política, Cultura e Juventude” foi concebido em Cabo Frio, Região dos Lagos como um espaço reflexivo e livre, onde são publicados textos, notícias, opiniões, crônicas, artigos, charges, tiras, entrevistas e comentários sobre um variado conjunto de temas.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Búzios, se recupera da chuva e moradores protestam pela cidade

Manifestantes fecham um trecho da RJ-102, via de acesso à cidade.
Outro grupo se manifesta na Orla Bardot, onde fica a Rua das Pedras.



Moradores de diversos bairros de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, se recuperam nesta quinta-feira (19) da forte chuva que atingiu a cidade no dia anterior. Em pelo menos seis bairros ainda há pontos de alagamento. Por volta das 10h, moradores começaram um protesto no pórtico de entrada da cidade. Eles fecharam um trecho da RJ-102, uma das principais vias de acesso à cidade. Outro grupo se manifestou na Orla Bardot, onde fica a Rua das Pedras, principal ponto turístico do balneário.

  • Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva que caiu na madrugada de quarta-feira (18) chegou a 168 milímetros em apenas duas horas. Foi o maior volume de chuva em um curto período de tempo registrado na cidade nos últimos 17 anos. A situação de emergência decretada após a chuva continua valendo, mas a Prefeitura estuda mudar o decreto para situação de alerta caso a chuva dê uma trégua.
Os cerca de 200 desalojados foram abrigados temporariamente em três escolas municipais. As escolas ficam nos bairros Cem Braças, Rasa e São José. Merendeiras que trabalham nas escolas estão no local de trabalho para fornecer alimentos para a população. A Prefeitura se comprometeu em suprir todas as necessidades emergenciais dos desalojados. Donativos foram enviados pelo Governo do Estado e também estão sendo recebidos nas escolas, secretarias municipais e órgãos públicos. Algumas instituições religiosas também organizam campanhas de doações.
Já na RJ-102, um dos principais acessos à cidade, o trecho próximo ao Instituto Federal Fluminense (IFF), que teve o trânsito completamente interditado durante a manhã de quarta, está totalmente liberado nesta quinta.
Moradores ficaram ilhados
A situação mais caótica foi em Tucuns, Manguinhos, Cem Braças, Baía Formosa e na Rasa. Locais como Maria Joaquina, Trevo do Barbuda, parte de Geribá e do Centro da cidade também foram bastante atingidos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva na cidade começou por volta das 3h30. Equipes de resgate fizeram ronda nos bairros durante a madrugada. No bairro Cem Braças, os Bombeiros retiraram algumas famílias que ficaram ilhadas pela água da chuva.
Tomás Baggio
Do G1 Região dos Lagos