Fonte: G1
Projeto faz parte das ações socioeducativas para jovens infratores.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, lançou o projeto de ecopontos para receber óleo de cozinha usado. A iniciativa vai funcionar nas unidades do Departamento Geral das Ações Socioeducativas do Estado, uma forma de preservar a natureza e reintegrar os jovens infratores à sociedade.
O Centro de Recursos Integrados ao Adolescente, o Criaad será o primeiro ponto de coleta no estado. O trabalho será estendido a outras 25 unidades do Degase, em Cabo Frio. Cinco adolescentes que cumprem regime de semi-liberdade vão participar diretamente do projeto ajudando a recolher o óleo.
O material recolhido vai ser encaminhado a uma empresa, que vai utilizá-lo na composição de biodiesel. Caso descartado incorretamente, o óleo pode causar danos ao meio ambiente. Recente pesquisa da Companhia de Água e Esgoto do Estado de São Paulo identificou que um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água.
A coleta em Cabo Frio é feita na Rua Antônio Luiz da Fonseca, sem número, no bairro Jacaré, e pode ser feita de segunda-feira a sexta-feira em horário comercial. O óleo pode ser entregue em garrafas pet ou em qualquer outro recipiente.