Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 28 de junho de 2011.
JANIO MENDES
DEPUTADO ESTADUAL
JUSTIFICATIVA
A Igreja Metodista Central de Cabo Frio completou 100 anos de existência. A história desse centenário começou por iniciativa de um grupo de irmãos que já fazia reuniões de oração e estudos da Palavra na cidade mesmo antes de constituir uma organização religiosa. Aproveitando a visita do reverendo J.M. Lander, missionário americano, ligado ao Instituto Metodista Grambery, em Minas Gerais , o grupo, sob a liderança do irmão Álvaro Firmino dos Santos, mais conhecido como Mestre Álvaro, solicitou o reconhecimento oficial do metodismo naquela cidade. Então, em 14 de junho de 1910, foi criada a Metodista Central em Cabo Frio, na localidade do Guriri. No entanto, não há registro do motivo pelo qual a data comemorativa do aniversário da Igreja ficou sendo 15 de novembro.
Em 1941, o primeiro templo metodista foi construído já no centro da cidade. Em 1990 é inaugurado o Núcleo de Capacitação Missionária César Darcorso Filho, abrindo espaço para a formação de pastores na região.
Um importante serviço prestado pela Igreja à sociedade é o Projeto SOS Vida que promove atendimento terapêutico e psicológico aos usuários de drogas e seus familiares. Em 1998 foi inaugurado em convênio com o governo municipal, o Centro de Tratamento de Dependentes Químicos, localizado no bairro Angelim. Ao longo dos anos, milhares de atendimentos foram realizados pelo SOS Vida, que está ligado à Associação Metodista de Ação Social de Cabo Frio (Amas).
É inegável a contribuição do metodismo na formação social da cidade de Cabo Frio, bem como em toda a Região dos Lagos. Diversas gerações de políticos, educadores, entre outros, tiveram sua formação espiritual, bem como os seus princípios éticos e morais formados nos princípios da fé e da tradição metodista.
Dessa forma, a Igreja Metodista Central de Cabo Frio tem contribuído de forma exemplar para o desenvolvimento da cidade de Cabo Frio. Tendo em vista o importante trabalho realizado por esta instituição justifica-se a concessão da Medalha Tiradentes, condecoração maior desta Assembleia Legislativa, em virtude do centenário da Igreja.
Diante destas argumentações, solicitamos aos nobres pares a aprovação desta matéria.