Como se pode ver no documento abaixo (CLIQUE NELE PARA ACESSAR O SITE DA JUSTIÇA ELEITORAL), a pesquisa foi registrada em 13 de agosto deste ano, portanto, 1 mês e 13 dias antes de ser divulgada na TV.
Nesse sentido, a pesquisa do Promídia, divulgada ontem na TV, com números irreais e exageradíssimos do candidato impugnadíssimo, foi realizada no mesmo período da do IBOPE, aliás, 5 dias antes, já que a pesquisa do IBOPE foi registrada em 18 de agosto, conforme comprova a imagem abaixo (CLIQUE NELA PARA ACESSAR O SITE DA JUSTIÇA ELEITORAL).
Assim, se um dos principais erros dessa pesquisa do IBOPE é o fato de ser defasada, antiga, superada e antiquada, que dirá essa pesquisa divulgada ontem, do desconhecido instituto Promídia (parece nome de remédio), registrada ainda 5 dias antes.
Assim como não percebe que o tempo na cidade passou e as coisas mudaram na história política local, o candidato de número menor também parece não ter a noção de que o cenário eleitoral mudou há 1 mês e meio, com a TV, o crescimento de Janio nas ruas e nas pesquisas, fora outras notícias políticas que alteram o quadro eleitoral, como a sua própria impugnação.
A divulgação da pesquisa-piada ontem consolida todo o processo de desespero do candidato laranja (que com o tempo amarela), claramente visível em sua mudança de estratégia: agora comparece a todos os debates, embora seja evasivo nas respostas; manipulador nas regras; deselegante com mediadores e nervoso nos ataques ao adversário.
Na TV, repete 40 vezes por dia, nos “foguetinhos”, que é candidato. Pelas contas, em 25 dias sua fala ganharia confiança, pois a mentira dita 1000 vezes torna-se verdade, como se diz. Nas ruas, investe em panfletos nos quais aparece como “candidatíssimo”, enquanto o correto deveria ser “impugnadíssimo”.
Na TV, ainda, busca consolidar o papel de vítima, se dizendo perseguido, algo que tanto fez quando prefeito por 14 anos nesta cidade.
O golpe de mestre foi dado ontem. À Frente do Passado agradecemos por deixar claro, para toda a população de Cabo Frio, que essas eleições já estão diferentes.