O Blog do Vinícius Peixoto "Política, Cultura e Juventude” foi concebido em Cabo Frio, Região dos Lagos como um espaço reflexivo e livre, onde são publicados textos, notícias, opiniões, crônicas, artigos, charges, tiras, entrevistas e comentários sobre um variado conjunto de temas.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Janio marca presença no primeiro debate

Candidato pedetista quer promover transformação social através da geração de emprego 


O candidato Janio12, da coligação “Cabo Frio vai ser diferente”, marcou presença no primeiro debate da campanha eleitoral, promovido pela Rede Litoral News, na noite de terça-feira, 31 de julho. Durante as duas horas de transmissão, das 19h às 21h, o candidato da coligação “Cabo Frio vai ser diferente” respondeu a perguntas com temas variados e apresentou políticas públicas para a cidade. Janio12 discutiu propostas para a geração de emprego e renda, melhoria da infraestrutura dos bairros, política de prevenção às drogas, desenvolvimento e projetos sociais. No primeiro bloco, Janio12 falou sobre as perspectivas para os quatro anos de mandato, ressaltando o compromisso com a geração de empregos.

- Quero ser o gestor de um governo marcado pela transformação social através da geração de empregos. É nosso objetivo dedicar todos os próximos quatro anos para que isso se realize. Com a instalação de empresas e indústrias e da formação de mão de obra local alcançaremos essa meta. A aliança com os governos Federal e Estadual, nas figuras do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e da Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, vai nos permitir realizar a grande transformação na cidade de Cabo Frio - disse Janio12.

Dando continuidade aos temas sorteados na primeira rodada, o candidato destacou ações para Tamoios, no Segundo Distrito de Cabo Frio.

- Quero recuperar em Tamoios o compromisso com o investimento. Precisamos investir no saneamento básico através dos recursos dos royalties de petróleo, além da recuperação de toda a infraestrutura para que no futuro o Segundo Distrito sirva de abastecimento para a região. Transformar as lagoas em parques, pavimentar todas as ruas, construir a zona especial de negócios para gerar empregos, preservar o Rio São João para que o eco turismo também seja uma atividade econômica forte e valorizar a agricultura familiar é o meu compromisso - afirmou o candidato da coligação Cabo Frio vai ser diferente.

A preocupação com os projetos sociais também norteou a discussão do primeiro bloco do debate. Para Janio12, a rede de atendimento deve ser ampliada.

- O primeiro compromisso é com a geração de empregos para transformar a vida do cidadão e, consequentemente, os programas sociais sejam passageiros. Todavia, enquanto houver necessidade, farei a manutenção dos projetos, dentre os quais, o Café do Trabalhador, que temos o projeto para implantá-lo no Segundo Distrito e no bairro Manoel Correa, inauguração de núcleos do CRAS para o desenvolvimento de projetos em toda a cidade e o programa de passagem por R$ 1. Ressalto que a qualificação profissional será a grande porta de saída dos programas sociais - contou Janio12.

No segundo bloco, Janio12 falou sobre desenvolvimento, e defendeu a parceria com os governos Estadual e Federal, investimento no entorno do Aeroporto Internacional de Cabo Frio com a construção do Complexo Logístico, a construção da Zona Especial de Negócios em Tamoios e a criação de um programa de requalificação da rede hoteleira.

Já no terceiro bloco, o candidato do PDT respondeu a rodada de temas livres. Sobre o combate a construções irregulares, Janio 12 defendeu o controle público através da internet dos processos movidos na prefeitura.

- Precisamos adequar a legislação aos novos tempos e discutir a cidade que queremos. Farei uma grande convocação com o apoio de universitários e especialistas da área de arquitetura e urbanismo para melhorar as condições de moradia e ordenar o município. Cabo Frio deve ser, acima de tudo, acessível, com a padronização de calçadas e adequação nas vias públicas. Esse será o meu compromisso - destacou ele.

No mesmo bloco, o candidato à prefeitura de Cabo Frio se comprometeu a cumprir o plano de cargos e salários e dedicou atenção especial ao tratamento e programa de prevenção a dependência de drogas.

- Quero ser o prefeito que cumprirá fielmente ao plano de cargos, carreiras e salários que foram discutidos com os sindicatos e profissionais da educação. Além disso, melhorar as condições de trabalho e, dedicar atenção especial aos profissionais da limpeza pública. O Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores (IBASCAF) terá transparência na administração. Cabo Frio vai ser diferente - afirmou Janio12.

Para o tratamento de dependentes químicos e prevenção às drogas, o candidato defendeu a construção de uma clínica de reabilitação, parcerias com correntes religiosas, que já oferecem o primeiro atendimento aos dependentes e familiares. Janio12 também defendeu o investimento na educação na pré-escola, com a construção de uma creche em cada bairro, o projeto Creche Perto de Casa. Já no quarto e último bloco do debate, Janio12 reiterou o compromisso com os projetos sociais e valorização do cidadão. O candidato se comprometeu a investir na educação, saúde e gerir a cidade de Cabo Frio para o futuro com desenvolvimento.

O debate foi mediado pelo jornalista Sidnei Marinho e contou com a participação do candidato Cláudio Leitão (PSOL), o candidato Alair Correa (PP) não compareceu.