O candidato a prefeito de Cabo Frio pela coligação “Cabo Frio vai ser diferente”, Janio 12, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), iniciou as atividades externas de campanha com uma caminhada no bairro Jardim Esperança, neste domingo. Acompanhado por candidatos a vereador, o candidato pedetista foi recebido com muito carinho pela população que já abraçou a candidatura de Janio 12. Durante a visita ao bairro, Janio se comprometeu com os moradores e apresentou alguns projetos que já constam em seu Plano de Governo para o Jardim Esperança.
- Reafirmo meu compromisso com o fortalecimento do comércio do Jardim Esperança, com incentivo ao Micro Empreendedor e compras diretas. Para o trabalhador do bairro, vamos investir na qualificação profissional, com a criação da Escola Municipal de Qualificação Profissional em convênio com o Sistema S - SENAI, SESC, SENAC e SEBRAE. Com as mães do Jardim Esperança deixo o meu compromisso com a criação da Creche Perto de Casa, para crianças a partir de zero ano, dando condições para que as mães possam conquistar o seu espaço no mercado de trabalho – afirmou o candidato.
Janio 12 (PDT) ingressou na vida pública no final dos anos 80, com pouco mais de 20 anos de idade, quando se elegeu a vereador no município de Cabo Frio, em 1988, conquistando a presidência da Câmara Municipal, sendo o mais jovem presidente de Câmara Municipal no país. Em seguida, Janio 12 se elegeu por mais três vezes no legislativo cabo-friense para os períodos de 1996 a 2000; 2000 a 2004 e 2004 a 2008. Durante sua atuação na Câmara Municipal de Cabo Frio, Janio 12 foi um dos vereadores mais atuantes, sendo responsável, inclusive, pela criação da primeira Lei de Transparência no Brasil, obrigando a divulgação do Orçamento do Município de Cabo Frio na internet.
Em 2009, Janio assumiu as secretarias de Gestão e de Finanças em Armação dos Búzios e logo em seguida ocupou a chefia de Gabinete do prefeito Mirinho Braga (PDT). Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), entre fevereiro de 2011 a junho de 2012, Janio 12 presidiu a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, atuou como vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj. Ele ainda fez parte das comissões de Constituição e Justiça e de Políticas Urbanas, Habitação e Assuntos Fundiários. Através das comissões, Janio 12 trouxe para Cabo Frio uma audiência pública para discutir o aumento da violência na Região dos Lagos, reunindo importantes nomes do cenário estadual como os deputados Marcelo Freixo (PSOL), Zaqueu Teixeira (PT) e Iranildo Campos (PSD), além do comandante geral da PM, Coronel Erir Costa Filho, o subchefe da Polícia Civil, Sérgio Caldas e autoridades municipais. Durante a audiência, importantes projetos foram discutidos para minimizar a violência na região.
--
Roberta Costa
Assessora de Comunicação
