O Blog do Vinícius Peixoto "Política, Cultura e Juventude” foi concebido em Cabo Frio, Região dos Lagos como um espaço reflexivo e livre, onde são publicados textos, notícias, opiniões, crônicas, artigos, charges, tiras, entrevistas e comentários sobre um variado conjunto de temas.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Saúde de Cabo Frio vacina contra poliomielite
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio participa, a partir de sábado, dia 16 de junho, da Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra Poliomielite. O objetivo da campanha é imunizar crianças de 0 a 5 anos incompletos e estima-se que sejam aplicadas mais de 17 mil doses de vacina. A campanha Nacional vai até o dia 6 de julho.
Ao todo serão 36 pontos de vacinação, entre postos de saúde e Programa de Saúde da Família (PSF) funcionando de 8h30 até às 17h. Para o atendimento na campanha a Secretaria de Saúde colocará à disposição da população 250 profissionais, que também farão a atualização dos cartões de vacina. Segundo a coordenadora de imunização do município, Ivete Pinto, a manutenção da erradicação depende dos pais:
- A paralisia infantil é uma doença que pode até matar. É raro, mas pode acometer adulto. Assim, é necessário vacinar todas as crianças até cinco anos. Para isso, colocamos diversos postos de saúde espalhados pela cidade. Para controlar a paralisia é preciso imunizar, então é fundamental que os pais levem seus filhos para vacinarem. O compromisso com a vacinação é dos pais – disse Ivete, informando que o período de infecção e início dos sintomas varia de três a 35 dias.
Ainda de acordo com Ivete, crianças que já tenham se vacinado em campanhas anteriores também devem se vacinar. Além disso, aquelas que estiverem febris, com temperatura de 37º, não devem ser imunizadas.
Na campanha de 2009, ainda segundo a coordenadora, foram vacinadas 95% das crianças ate cinco anos, enquanto em 2010 foram 110,73%, cobertura maior que a média nacional que foi de 60,28%.
