Formado em História pela Universidade Federal Fluminense, , Totonho foi formador de opinião de inúmeras professores dentro de seus 40 anos de magistério.
Hábil debatedor do processo político e social da Região dos Lagos e do Estado do Rio de Janeiro, Totonho deu início a era da bloguesfera na Região dos Lagos criando o Jornal do Totonho. Hoje, seu blog continua na liderança como o site mais visitado e credibilitado da Região dos Lagos. Sua postura firme e críticas bem humoradas fazem com que seu jornal online seja mais lido até mesmo do que a mídia impressa. Tudo isso sem perder a elegância e cordialidade.
Sempre irreverente e com um linguajar elegante, o professor sexagenário faz críticas ao processo eleitoral e aos seus protagonistas atraindo a atenção, inclusive, do público jovem aparentemente avesso ao debate político, mas que vê em seu blog uma forma diferente e alegre de tratar de assuntos complicados, como o mundo eleitoral e a problemática social da Região.
Um blogueiro que marcou o fim da era dos barões em Cabo Frio
Professor aposentado e livre de qualquer pressão política, Totonho faz hoje da Liberdade de Expressão sua maior arma e credibilidade.
O episódio que marcou a bloguesfera e encorajou a liberdade de expressão da Região dos Lagos na internet ocorreu a partir do momento em que Totonho passou a analisar a conduta do ex-prefeito e ex-deputado de Cabo Frio, Alair Correa (do qual faz questão de chamar por Alair Francisco).
Indignado e sem argumentação diante das críticas de Totonho, Alair Correa antagonisou raivosas e destemperadas reações que tornaram a bloguesfera em um show diário. A repercussão do episódio rapidamente chamou a atenção da população e de uma imprensa curiosa e que por anos foi tratada a ferro quente.
O episódio foi tão destrutivo para a imagem do ex-prefeito de Cabo Frio que obrigou-o a usar seu site para responder desencontradamente o professor. Através do Jornal do Totonho, toda a Região dos Lagos ficou sabendo os detalhes esquecidos da gestão de Alair Correa a frente da prefeitura, do andamento do mandato enquanto esteve deputado, suas derrotas nos processos contra o prefeito Marcos Mendes, a construção e inauguração do Parque Aquático Riala, além dos acidentes ocorridos no empreendimento que resultaram em duas mortes.
Porém, nem tudo ocorreu de forma divertida para o professor Totonho. As críticas feitas a conduta política do ex-prefeito fez com que sofresse enormes ataques diários. Um batalhão de cabos eleitorais infestou a bloguesfera desferindo ataques pessoais e acusações sem as mínimas provas para anular e intimidar o professor, que não se fez por calado e continuou mantendo a sua linha editorial.
O reduto de um professor aposentado
Não dá para pensar em rodas de conversas sobre política cabofriense sem lembrar da figura do Professor Totonho. Mais difícil ainda é imaginar o que seria de algumas cafeterias na cidade sem a sua figura divertida e simpática. Sempre cheio de estórias da sociedade da Região dos Lagos para contar, Totonho faz seu reduto no Bate-papo Café, estabelecimento situado no Bollevard Canal que ficou famoso justamente pela presença do professor nos fins de tarde. Em seu "point" Totonho vive rodeado de amigos que o procuram para um bate-papo com direito a ótimas risadas sobre assuntos que variam desde os anais da política interiorana até as belas curvas das cabofrienses que por ali circulam encantando os olhos de todos.
Para o professor, é possível tratar de coisa séria com uma pitada de humor. E para isso nada mais adequado do que o uso do humor elegante sobre a situação da política interiorana. O professor mantém um informativo que é acompanhado diariamente por milhares de pessoas e faz questão de proporcionar um alto nível de respeito no debate político social em seu jornal virtual que é o mais lido desde a sua criação.
Mesmo com a saúde debilitada por conta de problemas na visão causados pela diabete, o professor Totonho continua atualizando diariamente seu blog pautando o debate político social de toda Bloguesfera da Região dos Lagos e até mesmo dos jornais locais.
Você pode conferir o Jornal do Totonho aqui: http://www.jornaldototonho.com.br/
Fonte: http://blocodoclovis.blogspot.com.br/
.jpg)
