começa no dia 26 em Arraial do Cabo.
Evento reúne representantes de várias cidades do país.
A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, confirmou presença no II Encontro Nacional de Reserva Extrativistas Costeiro-Marinhas (Resex) que vai acontecer a partir do dia 26 de novembro, no Tupi Esporte Clube, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Além da ministra, o secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, também já confimou presença no encontro que tem como objetivo a elaboração de uma pauta única para as Resex de todo o país.
Representantes de 22 Resex de estados diversos da federação, como Bahia, Ceará, Maranhão, Espírito Santo e outros confirmaram presença no evento. Além dos representantes das áreas costeiras, a Amazônia também será representada pelos estados do Pará e Amapá.
A programação começa na segunda-feira (26), às 9h, e termina no sábado (01), data dedicada à visitação da Resex de Arraial do Cabo. A participação da ministra Izabella Teixeira e do secretário Minc está prevista para sexta-feira (30), quando encerram-se as discussões no Tupi. Segundo a organização do evento, também estão sendo aguardadas as confirmações do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e do Ministro da Pesca, Marcelo Crivella.
Além das atividades no Tupi, a Praça Vitorino Carriço (em frente ao Estádio Hermes Barcellos) receberá, a partir da noite de quarta-feira (28),uma feirinha, onde será apresentada a culinária e o artesanato dos estados participantes do evento, com exibição de música e danças típicas como carimbó, folia de reis e outras.
De acordo com o coordenador local do evento, Francisco Guimarães Neto, conhecido como "Chico Pescador", até a manhã desta sexta-feira (23) estavam confirmadas as presenças de 140 participantes de diversas partes do país.
"Teremos a participação de representantes de 22 Resex, mas outros grupos também enviaram representantes para prestigiar as discussões. O evento é aberto ao público. Nesses seis dias, vamos mostrar a importância e a força das reservas extrativistas do Brasil . Esse evento é fundamental para o fortalecimento de nossa luta pelo extrativismo sustentável", concluiu Francisco.