O Blog do Vinícius Peixoto "Política, Cultura e Juventude” foi concebido em Cabo Frio, Região dos Lagos como um espaço reflexivo e livre, onde são publicados textos, notícias, opiniões, crônicas, artigos, charges, tiras, entrevistas e comentários sobre um variado conjunto de temas.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS



Tema Central

Colaborar na difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos compatíveis com sustentabilidade regional

Comitê Organizador:

O SRHIDRO 2012 será conduzido pelo IF Fluminense em Cabo Frio, RJ sob a responsabilidade dos Professores Manildo Marcião, Vicente Santos Oliveira, Maria Inês Paes Ferreira, Victor Barbosa Saraiva e Jader Lugon Junior do PPEA/IFFluminense.

Apoio:

Alunos da turmas do Curso Técnico em Eventos I e III

Data: 22 a 26/10/2012

Local: Pousada dos Reis – Búzios/ RJ

Publico Alvo:

Pesquisadores e estudantes das temáticas de políticas públicas e gestão de bacias hidrográficas

Resumo:

O I Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos aconteceu em 2008, foi realizado na Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental do IFFluminense (São João da Barra/RJ), com o apoio do CNPq, tendo como foco a sustentabilidade e o controle social nas Regiões Hidrográficas das Bacias dos Rios Macaé, das Ostras, Lagoas Costeiras do Norte-Fluminense e da Foz do Rio Paraíba do Sul, culminando com a construção coletiva do Termo de Referência para Elaboração do Plano de Bacia dos Rios Macaé e das Ostras. Em 2010, o Seminário, cujo tema principal foi Água, Vida e Tecnologias, foi realizado em Macaé e integrado ao Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego.

No II Seminário, organizado em seis sessões temáticas de apresentações orais, um público composto por cerca de 200 pesquisadores, estudantes, ambientalistas e gestores públicos conheceu e debateu trabalhos técnicos e de pesquisa que subsidiaram o Fórum Ambiental, com o objetivo de propor ações concretas em prol da qualidade ambiental da região.

O III Seminário pretende colaborar na difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos compatíveis com a sustentabilidade regional, que vêm sendo desenvolvidas nos âmbitos nacional e internacional. Essas iniciativas buscam formas de gestão de bacias hidrográficas adaptáveis à realidade da região e estimuladoras da participação de atores sociais das bacias em questão, com vistas ao fortalecimento do controle social no processo de gestão e do implemento da gestão participativa no gerenciamento dos recursos hídricos

PROGRAMAÇÃO

Segunda, 22/10/12

19h: Palestra de Abertura: “Layers of change: the Nanaimo River Estuary”, Pamela Shaw

Terça, 23/10/12

9h – Abertura da Sessão Temática 1: palestra de Fernando Falco Pruski (UFV)

A partir de 10h: apresentações orais e banners;

18h e 30min às 20h – mesa redonda do Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego: Gerenciamento; costeiro, impactos e licenciamento ambiental de empreendimentos situados no litoral fluminense.

Quarta, 24/10/12

9h – Abertura da Sessão Temática II: Francisco de Assis Esteves: “Pesquisas Ecológicas como apoio À Conservação das Águas”;

A partir de 10h: apresentações orais e banners;

18h e 30min às 20h – mesa redonda do Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego: Organismos de Bacia no Estado do Rio de Janeiro: experiências, desafios e perspectivas.

Quinta, 25/10/12

9h – Abertura da Sessão Temática 3: palestra de Ramiro Neves (IST-Lisboa) – “Modelagem matemática de sistemas estuarinos e costeiros”

A partir de 10h e 30min: apresentações orais

14h e 30min às 17h – sistematização dos trabalhos do Fórum Ambiental Alberto Robeiro Lamego e elaboração da “Carta de Búzios”;

17h às 19h – apresentação da carta de Búzios para aprovação dos participantes do Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego;

19h – encerramento oficial do evento.

Sexta, 26/10/12

9h às 15h - visita às lagoas costeiras e Unidades de Conservação próximas ao IF Fluminense campus Cabo Frio

Durante a semana serão realizados Minicursos ,

1. Sistemas de Suporte a Decisão aplicados a analise hidrológica;

2. Modelagem matemática aplicada a gestão de recursos hídricos;

3. Modelos em escala e maquetes de bacias hidrográficas ;

4. Mapeamento colaborativo aplicado à gestão das águas;

5. Avaliação de impactos associados aos novos empreendimentos da indústria portuária do norte Fluminense.