O Blog do Vinícius Peixoto "Política, Cultura e Juventude” foi concebido em Cabo Frio, Região dos Lagos como um espaço reflexivo e livre, onde são publicados textos, notícias, opiniões, crônicas, artigos, charges, tiras, entrevistas e comentários sobre um variado conjunto de temas.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Globo Mar: Acompanhe hoje a rotina de pescadores artesanais em Arraial do Cabo


No Globo Mar desta quinta-feira, dia 24, a repórter Poliana Abritta embarca em uma nova aventura nas águas de Arraial do Cabo, na região norte do estado do Rio de Janeiro. Ela e a equipe do programa acompanham a rotina de trabalho de pescadores da região que há séculos usam o mesmo tipo de técnica artesanal para capturar os peixes e garantir o sustento de suas famílias.

Ao amanhecer, já está tudo pronto para começar a chamada pescaria de cerco. Dezenas de pescadores trabalham em parceria para arrumar as redes, no mar, na posição correta acompanhando a correnteza e os cardumes. O consultor científico do programa, o biólogo Marcelo Vianna, explica as peculiaridades do local. “Essa região aqui tem um privilégio de poucas regiões do mundo: é onde acontece a chamada ressurgência. Neste local, a água fria que fica no fundo, abaixo da quente, sobe para a superfície trazendo muito alimento”, descreve. Apenas entre os meses de abril e maio deste ano, quase 300 toneladas de peixe e lula foram pescadas na região.

O dia anoitece, mas o trabalho continua e é a hora de acompanhar outra técnica artesanal da região, a pesca noturna de lulas. Luzes são usadas para atrair a atenção da presa, que fica hipnotizada. Não é necessário nem usar iscas, elas nadam em direção às luzes e são fisgadas. Os pescadores aproveitam para mostrar como é a estrutura desses animais, que, na maioria das vezes, medem menos de 30 cm, mas podem chegar a atingir até 14 metros de comprimento.