Preocupado com o aumento dos casos de violência na Região dos Lagos, o deputado estadual Janio Mendes (PDT) solicitou às comissões dos Direitos Humanos e Cidadania e de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a realização de uma audiência pública em Cabo Frio. A reunião será no próximo dia 19 de março, às 10 horas, no auditório do Tribunal do Júri de Cabo Frio. Entre os casos que deverão ser discutidos durante a audiência estão o assassinato da advogada Isabel Machado, a agressão ao jornalista Aloísio Santiago Monteiro (Gorila), os diversos homicídios cometidos nos últimos meses, como do vereador Ayres Bessa, e o processo de migração da violência da capital para o interior.
Violência na Região dos Lagos
Para o deputado Janio Mendes é preciso atrair o olhar da grande imprensa e da Secretaria de Segurança Pública do Estado para o aumento da violência em toda a Região dos Lagos.
- Não podemos acompanhar esse aumento de violência de braços cruzados. Temos que mobilizar toda a sociedade e as autoridades para olhar com mais atenção para a nossa região a fim de buscar uma solução para esses casos – comentou o deputado, que está trabalhando junto ao coordenador do Programa de Delegacia Legal, César Campos, para que a 126ª DP seja modernizada o mais rápido possível.
Os deputados Marcelo Freixo (PSOL) e Zaqueu Teixeira (PT), respectivamente presidentes da Comissão dos Direitos Humanos e Segurança Pública já confirmaram participação. A Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio, delegada Martha Rocha e o secretário estadual de Segurança Pública, Mariano Beltrame serão convidados.