O Blog do Vinícius Peixoto "Política, Cultura e Juventude” foi concebido em Cabo Frio, Região dos Lagos como um espaço reflexivo e livre, onde são publicados textos, notícias, opiniões, crônicas, artigos, charges, tiras, entrevistas e comentários sobre um variado conjunto de temas.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Campanha Sócio Educativa

 
Relatório Final
1 – Primeira etapa
A parceria entre a ONG Vivamar, Universidade Veiga de Almeida\UVA, Prefeitura de Cabo Frio, Sub Comitê Científico de Gestão sobre Atuns e Afins do Ministério da Pesca e Aqüicultura, Instituto de Pesca de São Paulo, Armadores de Pesca e Iates Clubes lançaram a segunda fase da campanha de educação ambiental para a preservação dos peixes de bico no litoral do Brasil entre os dias 16 e 31 de agosto nas escolas públicas Domingos Gouveia, Achilles Almeida Barreto e Cecília Machado Nogueira da Guia em Cabo Frio.
A campanha objetiva a promoção de palestras educativas para 200 alunos da rede municipal de Cabo Frio com o tema da Campanha Socioambiental de Preservação desses maravilhosos peixes. Professores e alunos dos cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental na UVA ministram palestra de 50 minutos para os alunos filhos de pescadores das escolas próximas aos pontos de desembarque de pescado.
Ao final de cada apresentação, os alunos tiveram como atividade a confecção de desenhos e frases com o tema da campanha de educação ambiental. Sendo oferecido aos participantes o material necessário para a tarefa (lápis colorido e papel).  Para todos, foi também ofertado uma caneca de uso individual para que nas suas escolas seja usada, contribuindo para boas práticas que possam diminuir o uso de copos descartáveis de água e café nos estabelecimentos de ensino, minimizando a quantidade de copos plásticos não biodegradáveis nos aterros sanitários.
Para os três melhores trabalhos, frase e desenho, o projeto premia, por conjunto de turmas, bicicletas para os primeiros lugares, mochilas personalizadas para os segundos lugares e kits escolares (pasta, caderno, estojo, lápis, caneta, borracha e informes complementares da campanha) para os terceiros lugares. Os trabalhos serão selecionados a partir de uma comissão montada com representantes da Universidade Veiga de Almeida, da direção das escolas e representantes das parcerias envolvidas. A premiação vai acontecer no mês de setembro de 2011, na Universidade Veiga de Almeida – Campus Cabo Frio.
A frase e desenho vencedores, vão servir de base para a confecção do cartaz da Campanha de Educação Ambiental que começa a circular nos entrepostos de desembarque de pescado a partir de outubro de 2011, indo até março de 2012. Período este, em que estes peixes oceânicos (peixes de bico), se aproximam do litoral para desovar e são capturados acidentalmente pela frota que opera na captura de dourado, tunídeos e afins com espinhel de superfície e linha de mão. Os organizadores da campanha estão convictos de que quando pescadores forem abordados por seus filhos em casa informando da importância da campanha, possam consolidar definitivamente a prática de soltar o peixe vivo no processo de retirada do petrecho de captura da água ainda em alto mar.
Estas capturas não desejadas trazem prejuízos para os pescadores, que tem seu petrecho de pesca danificado por estes peixes e seu valor de primeira venda no ato do desembarque não compensa a sua pesca. Estas capturas colocam em risco de extinção dos peixes de bico, assim como acontece com as aves marinhas, tartarugas e golfinhos que hoje estão protegidos. Desde 2005, está proibida a comercialização de duas espécies de peixes de bico em todo o território nacional, o marlim-azul e o marlim-branco. No Oceano Atlântico eles são considerados os peixes mais ameaçados de extinção. De modo que todos saem perdendo com esta captura não desejada: o pescador, os peixes e o meio ambiente.
Os parceiros envolvidos na campanha têm como finalidade minimizar estas capturas não desejadas, que compromete os estoques naturais e a atividade laboral dos pescadores, considerando que a pesca é uma das principais fontes de trabalho e renda de nossa cidade e região. Grandes pensadores consideram o homem como centro das atenções, o ponto de partida para as mudanças no modo de ser, agir e pensar. Para renovar o modo de operar é imprescindível enfatizar a valorização do homem. O pescador e sua família devem ser valorizados, como pessoas e como profissionais, pois satisfeitos com o tratamento, educação e trabalho que executam, irá desempenhá-lo com níveis crescentes de qualidade, eficiência e comprometimento com as causas ambientais, econômicas e sociais.
2 – Segunda etapa
Consiste na composição da comissão julgadora dos desenhos e das frases. Esta comissão ficou a cargo da Unidade de Integração Universidade Escola da UVA.
2.1 - Após a avaliação dos trabalhos dos alunos, o resultado foi:
a – Domingos Gouveia
Desenho – Aline Correa Alves Turma 501 Professora Rita de Cássia
Frase – Emanuelle Soares Fernandes Quarta série Professora Rita
b – Achilles Almeida Barreto
Desenho – Rubens O. Turma 501 Professora (Nilma)
Frase – Jhonatan dos Santos Soares Turma 500 Professora Marly Solano
c - Cecília Machado Nogueira da Guia
Desenho – Crislane Santos Souza Turma 500 Professora Cristiane
Frase – Gabriel Santos Teixeira Turma 500 Professora Cristiane
3 – Resultado Final
Desenho
a  – Aluno: Rubens O. Turma 501 Professora Nilma (Bicicleta) – Escola Achilles Almeida Barreto
b – Aluno: Crislane Santos Souza Turma 500 Professora Cristiane (Mochila) Escola Cecília Machado Nogueira da Guia
c – Aluno: Aline Correa Alves Turma 501 Professora Rita de Cássia (Kit escolar) Domingos Gouveia
Frase
a – Emanuelle Soares Fernandes Turma 401 Professora Rita (Bicicleta) – Escola Domingos Gouveia –Não prejudique os peixes, isso não é legal. Proteja a natureza e seja muito racional.
b – Jhonatan dos Santos Soares Turma 500 Professora Marly Solano (Mochila) – Escola Achilles Almeida Barreto – Tudo pode melhorar basta preservar!
 c –Gabriel Santos Teixeira Turma 500 Professora Cristiane (Kit escolar) - Escola Cecília Machado Nogueira da Guia – O mar poluído, o peixe em perigo.
4 – Proposta de Cartaz e Frase para a Campanha de 2011\12.
Não prejudique os peixes, isso não é legal. Proteja a natureza e seja muito racional.
Eduardo Gomes Pimenta
Coordenado Acadêmico da Universidade Veiga de Almeida – Campus Cabo Frio
Anexo
Brindes distribuídos durante as atividades
Logomarca da campanha
Mochila para o segundo colocado (frase e desenho).
 
 
Atividades em sala de aula
Entrega da premiação